Referência em informação!

Notícias/Agro

Dia de Campo Regional do Programa ATeG gado de corte, leite e ovinos reúne produtores em Campos Novos

Participarão aproximadamente 250 produtores que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de pecuária de corte, leite e ovinocultura.

Dia de Campo Regional do Programa ATeG gado de corte, leite e ovinos reúne produtores em Campos Novos
Pixabay - ilustração
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promove com apoio do Sindicato Rural de Campos Novos, o Dia de Campo no município. O encontro será realizado na sexta-feira (5), das 9 às 16 horas, na Fazenda Bonanza. Participarão aproximadamente 250 produtores que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de pecuária de corte, leite e ovinocultura.

O evento terá como tema os sistemas integrados de produção animal. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta a importância econômica do setor produtivo nessas três áreas e enfatiza que a entidade segue firme nos investimentos para fortalecer cada vez mais a pecuária de corte, leite e a ovinocultura. “Os resultados da ATeG nos três segmentos nos surpreendem positivamente a cada ano e, sem dúvidas, ações como o Dia de Campo vêm para motivar os produtores a continuar aperfeiçoando suas atividades e a gestão das empresas rurais”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os significativos resultados são realidade porque há um trabalho feito com comprometimento e dedicação por todas as equipes e parceiros envolvidos nos programa. “Cada vez que visitamos uma propriedade ficamos orgulhosos por ver de perto que o produtor realmente coloca em prática as técnicas de gestão, genética, manejo, entre outras melhorias oportunizadas pela ATeG”.

O programa é reconhecido por oferecer um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, priorizando as áreas econômica, social e ambiental, assim como nos processos de gestão do negócio, visando garantir evolução socioeconômica, da família e da comunidade.

A coordenadora da ATeG SC Paula Coimbra Nunes destaca que, com o programa, o produtor explora novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. “São dois anos de acompanhamento técnico para aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizados de acordo com a produtiva. Quem tiver interesse em participar do programa pode procurar o Sindicato Rural de sua região”, finaliza Paula.

ENTENDA COMO SERÁ O EVENTO

O Dia de Campo na Fazenda Bonanza tem por objetivo estimular os produtores a aperfeiçoarem a produção de forragens de inverno de maneira sustentável com a produção de grãos do verão. A intenção é alinhar a produção animal e a vegetal para proteger o solo e melhorar sua fertilidade após cada safra de grãos ou colheita de forragens.

“Por isso implantamos no mês de maio as espécies de aveias (ciclo médio e longo), azevéns (comum, diploides e tetraploides), centeio e trigo (pastejo e/ou duplo propósito), e para silagem. Ao todo, são 21 variedades de cultivares para o inverno, mais utilizadas na região meio oeste”, explica o supervisor regional Jeam Palavro.

De acordo com o supervisor técnico da ATeG, Guilherme de Mello, o plantio foi realizado de maneira que os produtores possam observar a mesma cultivar com adubação de base e cobertura e sem adubação e para cobertura. Com isso, é possível visualizar a diferença no desenvolvimento da planta, perfilhamento, vigor, tamanho de folhas, raiz, entre outros aspectos.

No período da manhã os produtores serão recepcionados pelos proprietários da Fazenda e pelo Sistema Faesc/Senar. Em seguida haverá a palestra sobre Sistemas Integrados de Produção Animal com o professor Jonatas Piva (UTFPR).

No período da tarde, durante visita ao campo, os produtores irão até as estações onde serão abordados os seguintes assuntos: Manejo produtivo da pecuária de corte na Fazenda Bonanza; Estrutura e fertilidade de solo (terá uma trincheira para observação de raiz e estrutura de solo); Manejo das cultivares de aveia; Manejo das cultivares de azevém; e Manejo das cultivares de Trigo. “Com isso buscamos atender a demanda do produtor em soluções tecnológicas viáveis nas propriedades e que garantem retorno econômico e sustentabilidade produtiva”, conclui Jeam Palavro.

SERVIÇO:

O QUE: Dia de Campo Regional do Programa ATeG gado de corte, leite e ovinos reúne produtores em Campos Novos

QUANDO: sexta-feira, dia 04/08

ONDE: Fazenda Bonanza, em Campos Novos

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!