Para este ano estão previstas mais de 650 horas de
consultorias para formatar um produto turístico, que será explorado
comercialmente. Para isso será realizada identificação dos potenciais
contemplados no projeto (conforme similaridade e localização); feito o
reconhecimento, diagnóstico e plano de ações de cada propriedade integrante; e
oferecida qualificação aos empreendedores sobre identidade turística,
competitividade, atendimento, storytelling e mídia training.
A iniciativa também contempla estratégias para o
posicionamento de mercado, normas para operacionalização e precificação da
rota, elaboração de identidade visual (peças promocionais), criação de
identidade turística com elementos arquitetônicos que caracterizem a rota,
organização da operacionalização desse produto por meio de normas e regimentos
e incentivo para produção associada.
“Esse trabalho iniciado em fevereiro de 2022 com
suporte das consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia
Nowalski, engloba várias etapas, a
exemplo de visitação nas propriedades para identificação dos potenciais, pois
Itapiranga já tem alguns atrativos consolidados, outros que estão iniciando
suas atividades e ainda os que estão em fase de construção. Tudo o que foi
feito nos ciclos anteriores do Programa Cidade Empreendedora estamos aproveitando,
ou seja, é uma sequência com novas etapas para aprimorar os atrativos e
capacitar a governança”, relata o secretário de Desenvolvimento Econômico e
Turismo, Alexandre Siqueira.
As atividades serão executadas até 31 de dezembro deste ano. De acordo com
Siqueira, até essa data a intenção é ter definições claras sobre o
posicionamento dos atrativos turísticos e concluída a preparação das pessoas
para receber os turistas e para conduzir estrategicamente seus negócios.
“Sabemos que esses propósitos requerem muito tempo e dedicação, porém
acreditamos que com a redução dos casos de covid-19 o ritmo seja acelerado.
Esperamos que o turismo possa deslanchar no próximo verão. Temos frequência de
visitantes, boa circulação de pessoas – que se manteve mesmo no período de
estagnação econômica – mas a maior expectativa é a partir do fim do segundo
semestre deste ano. Estaremos preparados e com posicionamento de marketing,
presença digital, identificação dos atrativos, sinalização turística, ou seja,
uma série de medidas para atingirmos nossos objetivos”, antecipa o secretário.
Atividades
realizadas
Em
“Com todo esse trabalho que estamos ofertando ao
segmento aliado aos incentivos econômicos (quantidade de horas máquinas e
materiais) para melhorar o acesso aos atrativos e a infraestrutura queremos
diferenciar nosso município e valorizar o turismo. Somo o berço da Oktoberfest
e estamos margeados pelo Rio Uruguai, por isso nossos principais potenciais
estão atrelados à cultura e às belezas naturais. Temos diversos atrativos e
equipamentos que crescem a cada dia em visitação e procura. Nosso trabalho é
destacá-los”, finaliza o secretário.
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