Administração Municipal de Itapiranga investe no fortalecimento do turismo

Para este ano estão previstas mais de 650 horas de consultorias para formatar um produto turístico


Por VejaSC | MB Comunicação em 10/05/2022 às 14:29 hs

Administração Municipal de Itapiranga investe no fortalecimento do turismo
Foto: Município de Itapiranga

 Evoluir no posicionamento dos atrativos turísticos e nas estratégias adotadas pelo município para fomentar o setor e para atrair visitantes, aliado ao preparo do capital humano, dos empreendedores que atuam no setor e dos equipamentos turísticos são elementos que fazem parte de um projeto maior: colocar Itapiranga definitivamente no topo do ranking dos principais destinos turísticos da região. Com essa visão a Administração Municipal de Itapiranga, no extremo oeste, intensificou as medidas de fortalecimento dessa atividade econômica com suporte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado em parceria com o Sebrae/SC.

Para este ano estão previstas mais de 650 horas de consultorias para formatar um produto turístico, que será explorado comercialmente. Para isso será realizada identificação dos potenciais contemplados no projeto (conforme similaridade e localização); feito o reconhecimento, diagnóstico e plano de ações de cada propriedade integrante; e oferecida qualificação aos empreendedores sobre identidade turística, competitividade, atendimento, storytelling e mídia training.

A iniciativa também contempla estratégias para o posicionamento de mercado, normas para operacionalização e precificação da rota, elaboração de identidade visual (peças promocionais), criação de identidade turística com elementos arquitetônicos que caracterizem a rota, organização da operacionalização desse produto por meio de normas e regimentos e incentivo para produção associada.

“Esse trabalho iniciado em fevereiro de 2022 com suporte das consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia Nowalski, engloba várias etapas, a exemplo de visitação nas propriedades para identificação dos potenciais, pois Itapiranga já tem alguns atrativos consolidados, outros que estão iniciando suas atividades e ainda os que estão em fase de construção. Tudo o que foi feito nos ciclos anteriores do Programa Cidade Empreendedora estamos aproveitando, ou seja, é uma sequência com novas etapas para aprimorar os atrativos e capacitar a governança”, relata o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Siqueira.

As atividades serão executadas até 31 de dezembro deste ano. De acordo com Siqueira, até essa data a intenção é ter definições claras sobre o posicionamento dos atrativos turísticos e concluída a preparação das pessoas para receber os turistas e para conduzir estrategicamente seus negócios. “Sabemos que esses propósitos requerem muito tempo e dedicação, porém acreditamos que com a redução dos casos de covid-19 o ritmo seja acelerado. Esperamos que o turismo possa deslanchar no próximo verão. Temos frequência de visitantes, boa circulação de pessoas – que se manteve mesmo no período de estagnação econômica – mas a maior expectativa é a partir do fim do segundo semestre deste ano. Estaremos preparados e com posicionamento de marketing, presença digital, identificação dos atrativos, sinalização turística, ou seja, uma série de medidas para atingirmos nossos objetivos”, antecipa o secretário.

Atividades realizadas

Em 2021, a primeira iniciativa foi o Curso de Condutores de Turismo, com o facilitador e turismólogo Roni de Brito, para aproximadamente 25 lideranças do setor, com duração de 40 horas, entre teoria e prática. Outra proposta foi a Oficina de Boas Práticas, ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Mônica Lourdes Rosanelli, para o setor de alimentos, com a participação de padarias, mercados, bares, restaurantes e lanchonetes, com duração de quatro horas. Também ocorreu palestra com a consultora e jornalista, Sílvia Nowalski, que abordou as perspectivas do setor de turismo regional e estadual no pós-pandemia. O setor de turismo também foi contemplado com consultorias individuais para aprimorar seus atrativos e duas Oficinas de Marketing Digital.

“Com todo esse trabalho que estamos ofertando ao segmento aliado aos incentivos econômicos (quantidade de horas máquinas e materiais) para melhorar o acesso aos atrativos e a infraestrutura queremos diferenciar nosso município e valorizar o turismo. Somo o berço da Oktoberfest e estamos margeados pelo Rio Uruguai, por isso nossos principais potenciais estão atrelados à cultura e às belezas naturais. Temos diversos atrativos e equipamentos que crescem a cada dia em visitação e procura. Nosso trabalho é destacá-los”, finaliza o secretário.

 

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